top of page
Buscar

Processo de acreditação SAEME-CFM ganha campanha

  • Foto do escritor: Giselle
    Giselle
  • 24 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

A sua faculdade está evoluindo junto com o conhecimento? Com essa indagação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou campanha nacional chamando atenção para a necessidade de um ensino médico de qualidade. A ação, voltada para a divulgação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), destaca a necessidade de adequação de parâmetros essenciais na formação médica no Brasil.


A campanha prevê a publicação, de forma intensificada, de peças em redes sociais, além de folders e cartazes que serão encaminhados para as mais de 350 escolas. Com o mote “SAEME-CFM, defendendo a ética e a qualidade no ensino”, a intenção é demonstrar para a sociedade, estudantes, professores e gestores, que um curso de medicina atualizado e capacitado é importante para todos.


Segundo o coordenador do Departamento de Relações Internacionais do CFM (DEPRI), Jeancarlo Cavalcante, a qualificação do ensino médico no Brasil é uma das preocupações dos Conselhos de Medicina diante da abertura desenfreada de cursos de graduação no País. “Em diferentes oportunidades, o CFM denunciou os problemas relacionados a esse avanço acelerado, que fez o número de escolas médicas praticamente dobrar em uma década. Durante o processo, o SAEME-CFM procura reconhecer os pontos positivos da escola e a orienta sobre como aprimorar o ensino e a infraestrutura”.


O coordenador explica que o SAEME-CFM é um dos dois únicos processos de acreditação na América Latina reconhecidos pela World Federation for Medical Education. “A partir de 2024, só serão aceitos para fazer o exame da Educational Commission For Foreign Medical Graduates, necessário para qualquer atividade com pacientes nos Estados Unidos, os estudantes de medicina e os médicos formados por cursos acreditados por agências reconhecidas, como o SAEME-CFM”.


Saiba mais em www.saeme.org.br.


 
 
 

Comments


bottom of page