top of page
Buscar

Plataforma do CFM ganha funcionalidade que alerta sobre interações medicamentosas

A partir de agora, os médicos brasileiros podem contar com alertas automáticos de interações medicamentosas, que oferecem mais segurança ao paciente e precisão na prescrição. Trata-se de uma nova funcionalidade na Plataforma de Prescrição Eletrônica do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Passo a passo – Ao acessar a ferramenta e iniciar a criação de uma receita, o médico pode adicionar medicamentos por meio da barra de busca ou selecionar opções disponíveis. Durante o preenchimento, o sistema exibe, automaticamente, alertas sobre possíveis interações entre os medicamentos prescritos. Esses alertas indicam o nível de gravidade e probabilidade da interação, garantindo mais segurança na prática clínica.


“Essa funcionalidade reforça o compromisso do CFM em promover uma prática médica mais ágil e segura”, explica o 1º secretário da autarquia, Hideraldo Luis Souza Cabeça, que coordenou a implantação do projeto de Prescrição Eletrônica do CFM. Além disso, é possível consultar a bula diretamente na plataforma, clicando no ícone correspondente abaixo de cada medicamento.


Mais de 15 milhões de documentos emitidos


Desde o lançamento da plataforma, em 2020, mais de 15 milhões de documentos – como atestados, relatórios, receitas e laudos – já foram gerados na plataforma, que é oferecida gratuitamente aos médicos. Paraná, São Paulo e Minas Gerais lideram o uso, representando 61% dos documentos emitidos até maio deste ano.


A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), tem validade em todo o território nacional e é compatível com a assinatura digital ICP-Brasil. O CFM também oferece, sem custo, certificados digitais para os médicos interessados.


Com a Prescrição Eletrônica do CFM, médicos e pacientes têm à disposição uma alternativa moderna, prática e segura ao receituário tradicional em papel, especialmente em contextos como a telemedicina.


Inscreva-se! Médicos registrados podem aderir à plataforma acessando prescricaoeletronica.cfm.org.br. O cadastro é rápido e garante acesso imediato aos benefícios dessa inovação.


Comments


bottom of page