O Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) divulgaram orientações para a prescrição e dispensação dos fármacos antivirais nirmatrelvir e ritonavir (NMV/r). A associação dos medicamentos foi autorizada, em caráter experimental, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), para auxiliar no tratamento da infecção de covid-19, visando reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19.
Para orientar o médico na prescrição, o MS publicou o Guia para uso do Antiviral Nirmatrelvir/Ritonavir em Pacientes com Covid-19 não Hospitalizados e de Alto Risco, que inclui o formulário para prescrição dos medicamentos.
O documento trata sobre diferentes temas referentes ao uso deste antiviral como: pré-requisitos, definição de caso, diagnóstico, posologia, critérios para utilização, comorbidades, limitações de uso, precauções, contraindicações, interações medicamentosas, reações adversas, entre outros.
A PMSP também divulgou nota técnica com orientações para a dispensação dos medicamentos, que incluem critérios de uso, apresentação e posologia dos medicamentos e notificações em caso de reações adversas.
#cremesp #barsanti #pediatria #medicina #pediatra #prescriçao #medico #antiviral #medica #ministeriadasaude #direitomedico #comorbidades #direito
Comments