“Profissionais que lidam com crianças precisam estar atentos à sua evolução e desenvolvimento e, enquanto participantes desse processo, ao perceber qualquer alteração, são obrigados a avaliar, questionar e encaminhar. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será a condução do caso, com boas chances de minimizar os efeitos do distúrbio, se não curar.”
Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP
O principal objetivo da campanha Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar é ajudar os pediatras a identificar e orientar as famílias sobre os distúrbios de aprendizagem e problemas de desenvolvimento em crianças, assim como levar informações às famílias, escolas, professores e demais profissionais que atuam com essa faixa etária.
As dificuldades de aprendizagem não se referem apenas a um único distúrbio, mas sim a um conjunto de problemas – visuais, auditivos, emocionais, comportamentais, entre outros – que podem interferir no aprendizado de crianças que possuam condições adequadas e contextos favoráveis para tal. Já os transtornos de aprendizagem referem-se a alterações geneticamente determinadas em circuitos neurológicos específicos com prejuízos das habilidades cognitivas, interferindo na aquisição de aptidões como escrita, leitura e raciocínio lógico-matemático.
A campanha é coordenada pelo Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, neurologistas, entre outros especialistas.
“Precisamos trazer o problema da escola para o consultório médico, para orientar pais e cuidadores e ajudar as famílias na difícil escolha de quais especialistas ou profissionais procurar.”
Renata Di Francesco, coordenadora do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP
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