Está confirmado para o dia 7 de outubro o I Webinar de Humanidades Médicas do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento tem como público-alvo médicos de diversas especialidades, professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e da saúde.
Com o tema central “Ciência e espiritualidade”, a palestra on-line propõe levantar debate sobre as fronteiras entre a fé e a razão. Para tratar do assunto, o convidado será o professor de fisiologia, médico e padre, Aníbal Gil Lopes. O encontro será mediado pelos membros da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, Helena Carneiro Leão e Henrique Batista.
Ainda está previsto na programação do Webinar um momento da arte com a apresentação, pelo membro da Comissão, Lúcio Antônio Prado Dias, da Orquestra Juvenil da Bahia.
Palestrante – O padre e médico Aníbal Gil Lopes é membro da Pontifícia Academia para a Vida do Papa Francisco e membro titular da Academia Nacional de Medicina. Professor Titular aposentado de Fisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Conselho Federal de Medicina (CFM), padre Aníbal participa da Comissão de Humanidades Médicas, da Câmara Técnica de Morte Encefálica e das Comissões de Integração de Médicos de Fronteira, Doenças Raras, Cuidados Paliativos e de Avaliação de Novos Procedimentos em Medicina.
PROGRAMAÇÃO
Promoção: Conselho Federal de Medicina (CFM) – Comissão de Humanidades Médicas – Blog Humanos
Data: 7 de outubro de 2021 – 19h00
Local: Transmissão online no canal do CFM no YouTube
EXPOSIÇÃO: FRONTEIRAS ENTRE A FÉ E A RAZÃO
Coordenadora: Dra. Helena Maria Carneiro Leão (PE) – Diretora do CFM e Coordenadora Adjunta da Comissão de Humanidades Médicas do CFM
Secretário: Dr. Henrique Batista e Silva (SE) – Membro da Comissão de Humanidades Médicas do CFM
Expositor: Dr. Aníbal Gil Lopes (RJ) – Membro da Comissão de Humanidades Médicas do CFM
MOMENTO DA ARTE
Apresentação: Dr. Lúcio Antônio Prado Dias (SE) – Membro da Comissão de Humanidades Médicas do CFM
DEBATES
Comentários