Como está a qualidade das residências e dos cursos de medicina? Este será o tema do XIV Fórum da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), marcado para os dias 13 e 14 de junho, de forma on-line. Podem participar médicos, estudantes e professores dos cursos de medicina.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. A transmissão será pelo YouTube e pelo Zoom, mas o certificado só será enviado a quem fizer a inscrição e participar do evento pelo Zoom.
“Há muita insegurança quanto à qualidade da formação médica atual, tanto na graduação, quanto nas Residências Médicas, pois não há avaliações adequadas nem dos cursos, nem dos estudantes. Este Fórum debaterá formas de aprimorar os instrumentos utilizados por entes governamentais e pela sociedade para avaliar estudantes de medicina e residentes”, adianta o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, conselheiro federal Júlio Braga.
Programação – O primeiro dia do evento, na tarde do dia 13, será marcado pela entrega de certificados a escolas médicas que comprovaram ter a qualificação necessária para formar profissionais capacitados de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), do CFM.
Na manhã do dia 13, a primeira atividade, após a abertura, será a mesa redonda “Avaliação dos Médicos Residentes e a Portaria do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) 04/2023”. Os temas em debate serão “Avaliação Concomitante para o Título de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB)”, “Avaliação Somativa do Médico Residente e Reprovação” e “Avaliação do Residente com EPAs (Entrustable Professional Activities -Atividades Profissionais Confiáveis). Devem participar representantes da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), da Associação Médica Brasileira (AMB), do CNRM e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Em seguida, será realizado o colóquio “Avaliação dos Programas de Residência Médica”, que debaterá os seguintes temas: Padronização de Instrumentos de avaliação dos Residentes e do PRM, Incentivos a qualificação e Avaliação Externa. Os debatedores serão representantes da CNRM, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), AMB, da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e do CFM.
As atividades no horário da tarde começarão com uma mesa redonda, que terá como tema geral “O SAEME e outros sistemas de acreditação como forma de controle social” e, como discussões específicas, “a avaliação de cursos de graduação (em Geral) pelo mundo”, “sistemas de acreditação em saúde”, “acreditação de escolas médicas pelo mundo” e “dimensões melhor avaliadas pelo SAEME”.
O coordenador do Saeme, conselheiro federal Donizetti Giamberardino, esclarece que o CFM implantou em 2016 o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médico no Brasil. Reconhecido internacionalmente em 2019 pela World Federation for Medical Education, o Saeme faz a acreditação de escolas que, voluntariamente, se submetem para receber uma certificação de qualidade. “É uma forma de controle social exercida pelo CFM para que a sociedade organizada tenha conhecimento de quais escolas são certificadas e acreditadas pelo Saeme”, explica.
Em seguida, será realizado o colóquio internacional “Qualidade institucional na formação médica”, que terá como palestrantes, representantes do FSMB (Federation of State Medical Boards – federação que congrega as principais entidades reguladoras da prática médica no mundo), da World Federation for Medical Education (WFME), do Ministério da Educação e da Academia Nacional de Medicina.
Oficina – O XIV Fórum da Comissão de Ensino Médico do CFM será antecipado por oficina sobre a utilização das EPAs (Entrustable Professional Activities) na avaliação por competência. Participarão profissionais indicados pelo CFM, MEC, CNRM, AMB e ANMR e estudantes indicados pelas entidades estudantis. Serão criados três grupos, que ao final se reunirão em um colóquio de encerramento, o qual vai debater a adequação dos programas de residência (PRMs) e de prática clínica (PPCs) para a avaliação por competência.
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