top of page
Buscar

Enamed e Exame Nacional de Proficiência em Medicina são avaliações distintas

  • Foto do escritor: Giselle
    Giselle
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Avaliação de verdade salva vidas. Formação com qualidade é dever de todos
Avaliação de verdade salva vidas. Formação com qualidade é dever de todos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vê pertinência na iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em lançar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que propõe verificar o desempenho acadêmico dos graduandos em medicina anualmente, apesar de não ter nenhum tipo de desdobramento, independentemente do resultado.


Outro pilar fundamental de análise da educação médica, porém, é o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, em que o CFM avaliará os médicos recém-formados antes de autorizá-los a atuar em todos os ambientes de saúde, concedendo o registro profissional.


“Há quase duas décadas, o CFM denuncia a abertura indiscriminada de escolas médicas no País sem a devida observância de critérios mínimos de qualidade, com grades curriculares diferentes, ausência de um número suficiente de mestres e doutores e com campos de prática sem hospitais de ensino e leitos disponíveis”, alerta o presidente do CFM, José Hiran Gallo.


O estudante de medicina é colocado em um cenário onde não existe a menor capacidade de ser treinado: 80% das faculdades de medicina estão em locais sem estrutura mínima formando cerca de 40 mil médicos por ano.


Nesse contexto, cabe destacar ainda que o MEC já aplica o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) a cada três anos também sem resultar em sanções às instituições com desempenho ruim.


Preocupado com a educação médica no Brasil, o CFM desenvolveu o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), que atua com critérios da prestigiada World Federation of Medical Education. Dentre as centenas de faculdades de medicina, algumas dezenas já receberam o credenciamento do SAEME-CFM, que também já foi oferecido ao governo federal em formato de cooperação para que todos os cursos do País sejam adequadamente avaliados e devidamente qualificados.


A avaliação da educação em medicina é fundamental para a segurança da população e, assim, necessária para a concessão do registro profissional pelo CFM.


 
 
 

Comments


bottom of page