Dia nacional do desporto escolar: benefícios da atividade física
- Giselle
- 28 de mai. de 2024
- 4 min de leitura

A lei 14.579/2023 estabelece celebração anual e uma semana dedicada a disseminar os benefícios da prática de esportes nas escolas.
25 de maio é o Dia Nacional do Desporto Escolar, dedicado à diversão, à brincadeira e à promoção da atividade física e da saúde nas escolas.
Desporto (português de Portugal) ou Esporte (português do Brasil) é toda forma de prática da atividade física, individual ou coletiva, que demanda exercício físico, de forma organizada ou não, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição.Alguns conceitos importantes na compreensão do texto:
Atividade física
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.De acordo com o Ministério da Saúde, atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso.
Exercício físico
Exercício físico é um exemplo de atividade física, mas se diferencia por ser atividade planejada e estruturada, com o objetivo de melhorar ou manter a capacidade física, além de ser normalmente prescrito por profissionais.
Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Esporte organizado
Esporte organizado é definido como atividade física dirigida por líderes adultos ou jovens e envolve regras, prática formal e competição. Programas esportivos organizados devem complementar e não substituir, a atividade física regular, esportes recreativos e programas de educação física nas escolas.
A atividade física regular deve ser incentivada para todas as crianças, independentemente de participarem de esportes organizados
Quando a criança atinge a idade escolar, o ideal é que já tenha certas habilidades que irão facilitar o seu desempenho nos esportes. O ideal é que ela comece as atividades físicas no início da vida.A Academia Americana de Pediatria desenvolveu o conceito de alfabetização física, que se caracteriza pelo desenvolvimento de um amplo conjunto de habilidades e de movimentos fundamentais que irão servir de base para um estilo de vida ativo.
Alfabetização física (Physical Literacy) é a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para valorizar e assumir a responsabilidade pelo envolvimento em atividades físicas para o resto da vida.Os precursores da alfabetização física são as habilidades motoras infantis, como agarrar, rolar, engatinhar, sentar, agachar, levantar, andar, dançar e os movimentos coordenados, como correr e chutar, correr e lançar, correr e saltar, que precisam ser incentivados durante os primeiros anos de vida.
Um programa concebido para incorporar o desenvolvimento de habilidades nas brincadeiras livres em alunos do jardim de infância e da primeira série assegura uma melhoria significativa das habilidades motoras.A atividade física deve representar diversão para as crianças. Uma criança fisicamente ativa tende a se tornar um adulto ativo.
Benefícios da atividade física
A atividade física contribui para a preservação da saúde global de todo indivíduo (mental, comportamental, emocional, desenvolvimento físico e cognitivo).
Contribui para um melhor perfil lipídico e metabólico e reduz a prevalência da obesidade e da mortalidade por problemas cardiovasculares. Reduz a depressão e a ansiedade e melhora a autoestima, a cognição e a performance acadêmica.
Atividades físicas regulares contribuem com a formação de uma melhor densidade óssea, para melhora do equilíbrio e funções motoras grossas, aumentando a coordenação motora global e reduzindo o risco de quedas e lesões, tanto na infância quanto na adolescência e vida adulta.
Diminui a possibilidade de tabagismo e do uso de drogas. Grande auxiliar na diminuição do tempo de tela.
Papel das escolas
Valorizar a aula de educação física tanto quanto a de outras matérias. Ensinar aos alunos a importância da atividade física e do esporte. Criar diversão e prazer através de iniciativas de atividade física para jovens.
Promover a saúde e o bem-estar para a aprendizagem ao longo da vida. Promover a inclusão social e desenvolver competências sociais entre seus alunos. Sempre que possível promover e estimular os esportes organizados dentro de suas dependências.
Papel dos professores
Saber fazer com que o esporte seja agradável para quem pratica. Desenvolver planilhas adequadas ao tempo disponível e idade do aluno. Destinar tempo igual entre brincadeira e esporte organizado para menores de 12 anos.Não permitir práticas esportivas após 19 h, principalmente para menores de 6 anos.
Evitar dois jogos em um dia.Organizar práticas esportivas breves para atletas jovens, em torno de 30-45 min. Mostrar que o foco é no desenvolvimento e não em vitórias.
Papel dos pais
Perguntar sobre o programa de esportes da escola.Mostrar a importância do esporte, das regras do jogo, da disciplina num jogo ou brincadeira coletiva, do trabalho em equipe.Valorizar mais a atividade física como diversão do que como competição. Não estimular especialização, caso se observe algum talento na criança antes de 12 anos de idade.Garantir nutrição adequada.O Dia Nacional do Desporto Escolar é um marco muito importante para que as escolas, professores e pais, e principalmente as crianças e adolescentes, possam se integrar e fiquem mais conscientes dos benefícios da atividade física no rendimento escolar e na própria vida.
Núcleo de Estudos da Prática de Atividade Física e Esportes na Infância e Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Kommentare