Cuidados paliativos já não são vistos apenas como forma de assistência exclusiva a pacientes em seus momentos finais de vida. Ao contrário, hoje são indicados já no diagnóstico da doença que ameaça a vida, podendo também ser oferecidos em conjunto com tratamentos modificadores do curso da enfermidade. Alinhado a esse conceito, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lança a obra Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética, no dia 19 de abril, 20 horas, na sede da autarquia.
A obra conta com a participação de mais de sessenta autores que representam a – jovem – ala de especialistas das mais diversas áreas que compõem a equipe multiprofissional, todos com profundo conhecimento e atuação em cuidados paliativos em respeitadas instituições hospitalares. O livro tem como organizadores os médicos Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, Elio Barbosa Raimondi Belfiore, José Helio Zen Júnior e Vanessa Souza Santana. A obra aborda tanto os aspectos clínicos do tema, guiados pelos conceitos mais modernos e baseados em evidências, quanto aspectos humanísticos, com ênfase em bioética, que permeiam o cotidiano dos cuidados paliativos.
“O enfoque é aplicar diversas concepções consideradas, por vezes, complexas, a situações práticas com as quais o profissional frequentemente se depara. É, portanto, uma publicação densa, mas que subsidia o leitor com conhecimentos técnicos e humanísticos, possibilitando que desempenhe suas funções clínicas seguindo as melhores práticas, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica sobre os dilemas de seu cotidiano”, explicam os organizadores. Trata-se de uma obra de grandes dimensões publicada pelo Cremesp, pois tem cerca de mil páginas, divididas em dois volumes, que levou mais de três anos de dedicação dos autores e organizadores para ser concluída.
A obra se destina a ser usada como ferramenta de referência e consulta, tanto para especialistas na área como para médicos generalistas. O primeiro volume engloba seções sobre princípios gerais dos cuidados paliativos; aspectos clínicos gerais, com enfoque no controle dos sintomas mais comuns associados a doenças ameaçadoras da vida; procedimentos comuns nos cuidados paliativos e situações clínicas específicas, como HIV/Aids, doenças cardiovasculares e quadros demenciais. No segundo, são detalhados tópicos referentes às ciências humanas, como ensino, comunicação, espiritualidade, religiosidade e de assistência social em cuidados paliativos. Além disso, o segundo volume traz grande enfoque em bioética, ética médica e aspectos médico-legais em cuidados paliativos e situações de fim de vida. São discutidos importantes dilemas bioéticos, sob a abordagem da bioética descritiva, ou seja, apresentando os argumentos pró e contra determinado tema.
Para Irene Abramovich, presidente do Cremesp, “'Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética' chega em boa hora, como robusta ferramenta de consulta aos dedicados médicos que já enfrentam os desafios de trabalhar em uma área com tantas exigências intelectual, técnica e em habilidades de comunicação”.
O livro – com tiragem de cinco mil exemplares, cada volume – será distribuído gratuitamente aos médicos interessados, tanto aos que atuam neste cenário, passando por quem trabalha em especialidades afeitas, quanto aos colegas que ainda estão refletindo sobre se dedicarem a tal campo.
SERVIÇO
‘Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética'
Organizadores:
Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo
Elio Barbosa Raimondi Belfiore
José Helio Zen Júnior
Vanessa Souza Santana
Evento de lançamento
Data: 19 de abril
Horário: 20 horas
Local: Rua Frei Caneca 1282 / Consolação – São Paulo
Assessoria de Imprensa do Cremesp – (11) 4349-9946
Comments