top of page
Buscar

Cremesp convoca médicos de São Paulo para atendimento a vítimas das enchentes no RS


O Cremesp convida os médicos a realizar atendimento voluntário às vítimas das enchentes que invadem o Estado do Rio Grande do Sul (RS), provocando o maior desastre natural do País. Médicos de São Paulo que pretendem prestar teleatendimento devem informar essa prática oficialmente. Ao acessar o site do Cremesp, no menu Área do Médico, o profissional deve digitar seu login e senha e escolher, no menu Telemedicina, qual modalidade deseja atuar. Com esse procedimento, torna-se apto a atender remotamente.


Nesta oportunidade, é válido lembrar que todo médico que atende por telemedicina deve informar ao Conselho de sua jurisdição sobre esta forma de atuação em sua prática profissional, na Área do Médico.


Atendimento presencial

Além do teleatendimento, os médicos que desejarem atender presencialmente às vítimas das enchentes no RS precisam adquirir um visto provisório local. O médico deve acessar o site do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), em https://cremers.org.br/servicos/servicos/vistos/, e fazer seu cadastro novo, informando que não tem inscrição no RS. O visto provisório tem a validade de 90 dias para atuação de forma temporária, sem caráter habitual ou vínculo de emprego local, modalidade prevista na Resolução CFM nº 2.331/2023.


Essas ações, em solidariedade ao povo gaúcho, estão sendo promovidas pela Comissão de Emergências e Catástrofes do Cremesp, que acompanhará a atuação dos médicos de São Paulo e informará à Secretaria de Saúde do Governo do RS.


Comunicação

A parceria do governo gaúcho com instituições públicas e privadas de todo o Brasil tem permitido adotar medidas emergenciais de assistência. No caso das operadoras de telefonia celular, por exemplo, elas auxiliam oferecendo pacotes de internet grátis e sinal compartilhado para clientes no RS, possibilitando que a comunicação seja mantida em meio aos temporais que atingem o Estado.


Elas também permitem que suas redes sejam usadas gratuitamente por clientes de outras operadoras, bastando ativar a opção de roaming do celular, o que beneficia também a assistência médica de profissionais de outros Estados do Brasil.


Comments


bottom of page