Nos últimos meses, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) identificou um aumento significante no mau uso das redes sociais pelos médicos, com exposição exagerada e publicações que infringem a ética e o profissionalismo, além de causar prejuízos à população.
A divulgação de procedimentos, equipamentos e cursos que não possuem comprovação científica, de maneira sensacionalista e promocional, é um comportamento inadequado que pode ocasionar, inclusive, processos nas esferas do Conselho e na Justiça comum.
Por este motivo, o Cremesp disponibilizou, em junho de 2022, o Guia das Boas Práticas nas Redes Sociais para Médicos para que o médico possa se nortear na utilização das redes sociais, dentro dos limites da ética e do profissionalismo, evitando práticas inadequadas.
Para Irene Abramovich, presidente do Conselho, “o Cremesp idealizou este guia, não com o intuito de cercear, mas de orientar na correta condução dessas ferramentas online”.
A Autarquia também mantém-se disponível para o médico, por meio de seus canais de consulta, físicos (atendimentos da sede e delegacias) e online (scn@cremesp.org.br), para elucidar dúvidas e contribuir para o exercício ético da profissão.
Acesse, na íntegra, o Guia das Boas Práticas nas Redes Sociais para Médicos e utilize as redes sociais de maneira correta.
#cremesp #barsanti #pediatria #medicina #publicações #pediatra #boaspraticas #medico #profissionalismo #medica #ferramentas #direitomedico #online #direito
Comments